Algures por São João da Madeira, um centro comercial quis ser um exemplo de progressismo e criou uns lugares de estacionamento reservados a mulheres, pintados a cor de rosa e mais largos do que os restantes. Tão largos que qualquer senhora conseguiria estacionar lá sem dificuldade. Bem, talvez esteja a exagerar quanto ao tamanho dos lugares. Ora os responsáveis do centro comercial não estavam era a contar com a intempestiva reacção do Bloco de Esquerda.
O Bloco, campeões nacionais da correcção política e da discriminação positiva, fizeram queixa a uma coisa qualquer chamada Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que pelo nome deve ser composto por activistas do mesmo Bloco.
Em resposta enviada à concelhia do Bloco de Esquerda e à direcção do centro comercial, a CIG "partilha e subscreve o protesto efectuado, por entender inteiramente justificada e discriminatória a presente reserva de lugares de estacionamento para veículos conduzidos só por mulheres, e por considerar que a mesma se revela atentatória da promoção de uma efectiva igualdade entre homens e mulheres e dos direitos da pessoa humana".
Mas como é que essa voz do dono que é o CIG poderia não partilhar e subscrever o protesto do BE se eles são provavelmente os mesmos?
Há a acrescentar que o BE é um exemplo em matéria de coerência. Se neste caso são contra a discriminação positiva das mulheres, já no caso das quotas no parlamento são a favor. E se neste caso o argumento é o de que os lugares de estacionamento mais largos para mulheres traduzem a ideia de que elas são incapazes a conduzir, na questão das quotas passa-se exactamente o mesmo. As quotas transmitem naturalmente a ideia de que as mulheres são incapazes de chegar ao parlamento por mérito próprio. A única diferença que encontro é a de que as feministas que anseiam por chegar ao parlamento não tencionam frequentar o centro comercial de São João da Madeira.
thestudio@sapo.pt
PARTIDOS DEMOCRÁTICOS PORTUGUESES:
_______
BLOGS
AbruptoBiblioteca de Babel
Causa Nossa
Demokratia
Faccioso
Gengibre Lilás
Império Lusitano
Jardim do Arraial
Legião Invicta
Máquina Zero
Nova Frente
Observatório da Jihad
Pena e Espada
SG Buiça
The Flying Circus
Último Reduto