07.Mai.07
Eleições na Madeira - Jardim esmaga, PS esmagado
Alberto João Jardim venceu no passado Domingo as eleições autárquicas antecipadas na Madeira, com quase dois terços dos votos expressos, o seu segundo melhor resultado de sempre. Estes resultados merecem a seguinte análise retrospectiva:
1. O Governo PS aprovou a nova lei das finanças regionais, penalizadora para a região autónoma da Madeira. O Governo tem todo o direito, e toda a legitimidade para aprovar esta lei.
2. Esta nova lei entra em vigor a meio de um mandato autárquico. Aqui, o Governo meteu a pata na poça. Evidentemente que as regras do jogo não devem ser alteradas a meio do jogo e que as novas regras deveriam entrar em vigor apenas após as eleições seguintes. Não sei se o Governo o fez por pura ingenuidade ou se se tratou de mais uma das suas jogadas sujas contra Jardim.
3. O Governo enterra ainda mais a pata na poça. Perante uma população madeirense furibunda perante este corte orçamental, o inenarrável papagaio que representa o Governo
declara que estas medidas são apoiadas pelos madeirenses. Bem ao estilo de quando se encerraram maternidades e explicaram às populações que era para seu bem pois as maternidades não eram seguras.
4. Alberto João Jardim, que não é um banana como Marques Mendes, respondeu à altura. Considerou que não tinha condições para cumprir aquilo a que se tinha comprometido e demitiu-se.
5. Apesar de, segundo os próprios, esta lei contar com o apoio da população madeirense, nenhum dirigente do PS se atreveu a pôr os pés na Madeira durante a campanha eleitoral.
6. Os resultados foram esmagadores: Quase dois terços dos votos para Jardim, enquanto o PS viu a sua votação quase reduzida para metade. A nova lei eleitoral, pela primeira vez em vigor, que reduz o número de deputados e favorece os pequenos partidos permitiu a eleição de um deputado regional por cada um dos seguintes partidos: Partido da Terra, Bloco de Esquerda e Nova Democracia.
7. Após as eleições, a Esquerda dividiu-se quanto às reacções. O PCP responsabilizou a desastrada actuação do PS por este resultado eleitoral de João Jardim. Já o PS e a sua muleta, a Bloco de Esquerda, responsabilizaram os excessos da campanha eleitoral de Jardim pelos resultados. Enfim...