Terça-feira, 9 de Outubro de 2007
O mito de Che Guevara 40 anos após a sua morte
Passam hoje 40 anos sobre a morte de Che Guevara, figura controversa, que continua a ser idolatrada por milhares de jovens em todo o mundo. Mas quem foi Che Guevara, e porque razão continua a ser visto por muitos adolescentes como um Deus?

Uma simples pesquisa no "Google" com as palavras "Che Guevara" e "assassino" dá de imediato resposta a esta questão, sendo apresentadas nada menos que 82700 entradas.

Che Guevara foi um assassino frio e cruel, responsável por incontáveis mortes, que lutava por um mundo submisso ao Comunismo. Muitas vezes assistia às execuções sumárias levadas a cabo por sua ordem enquanto fumava charuto, outras ele próprio executava os assassinatos com as suas próprias mãos.

The exact number of Che’s Cuban victims has not been verified, but include people he personally executed and those put to death under his orders. Che’s biographers consistently report that he sent thousands to the firing squad. Over 4,000 deaths are documented to have taken place in Cuba, mostly firing squad execution, in the first three years after Fidel Castro’s takeover (1959-1962). Che Guevara was one of the regime’s chief executioners during this period and is said to have acknowledged ordering "several thousand" executions. All took place without affording the victims fair trials and due process of law.


Che Guevara leva a cabo uma execução com as suas próprias mãos

Mas ninguém pode descrever Che Guevara melhor que ele próprio:


"Disparei uma bala de calibre 32 contra o hemisfério direito do seu cérebro que saiu pela têmpora esquerda. Ele gemeu por uns momentos e depois morreu." Esta é a fria descrição feita por Ernesto Guevara do momento em que executou Eutimio Guerra, um camponês que servia de guia aos "barbudos" na Sierra Maestra.


“Estou na selva cubana, vivo e sedento de sangue.”
Carta à esposa, Hilda Gadea, em janeiro de 1957



"Fuzilamos e seguiremos fuzilando enquanto for necessário. Nossa luta é uma luta até a morte.”
Discurso na Assembléia-Geral da ONU, em 11 de dezembro de 1964



“O ódio intransigente ao inimigo (…) converte (o combatente) em uma efectiva, selectiva e fria máquina de matar. Nossos soldados têm de ser assim.”
Revista cubana Tricontinental, em maio de 1967.



Estranhamente, este repugnante homicida converteu-se num ídolo para milhares de adolescentes. Como explicar tal facto? Bruno Garshagen, no seu blog, dá parte da resposta:

"personalidade perversa, cruel, atroz de um homem que passou a ser endeusado por muita gente com titica de galinha na cabeça."


No entanto, a titica de galinha na cabeça dos simpatizantes de Che Guevara não explica tudo. É necessário encontrar a razão pela qual eles idolatram Che Guevara e não qualquer outro serial killer.

A razão poderá ser a fotogenia de Che Guevara patenteada na sua mundialmente famosa fotografia, tirada por Korda em 1960.


T-shirt exibindo a famosa foto de Che Guevara , tirada por Korda em 1960


    A sua fotogenia associada a uma aura de mistério de alguém que quer mudar o mundo (embora para pior) é suficiente para exercer um fascínio irresistível sobre adolescentes que vivem na ignorância e que, como diz o Bruno, têm titica de galinha na cabeça.



A top model Gisele Bunchen exibe também ela um bikini com a imagem do Che









publicado por thestudio às 16:36
link do post | comentar | favorito

8 comentários:
De Ideias a 9 de Outubro de 2007 às 19:30
visito est blog ha uns tempos e axo k apesar d uma vez ou outra pecar por um excesso ou outro, penso que diz com exactidao akilo k alguns teem vergonha d dizer nest pais de peuso esquerdistas. concordo com a maioria das criticas aki feitas e saudo.as. axo k em portugal kuand se ataca a eskerda estamos a ser fascistas e kuand se ataca a esquerda tamos a ser liberais.

penso tbm relativament a este post que a maioria da juventude está enganada. a maioria das pessoas pensa em che guevara na linha dos principais revolucionarios mundiais como nelson mandela etc. o k poucos sabem no entanto e o desumanismo dest homem horripilante. penso k kuant mais se propagar a verdadeira fazce k ele nunca escondeu mas outros (leia-se Fidel Castro) kiseram impor, melhor. pr isso tbm o farei no meu blog, com alguns dos conhecimentos k adkiri aki

parabens pela coragem dest blog


De Ideias a 9 de Outubro de 2007 às 19:32
"axo k em portugal kuand se ataca a eskerda estamos a ser fascistas e kuand se ataca a esquerda tamos a ser liberais."

e evidente k keria dizer k kuand se ataca a direita e k se e liberal nest pais

um lapso por demais evidente


De Rui Pedro a 16 de Novembro de 2007 às 15:04
Este blog diz verdades que são muito inconvenientes para os esquerdistas-iluminados-senhores-de-toda-a-verdade-que-tapam-o-sol-com-uma-peneira. Sobre o tema do cabrão do assassino que foi o "Che" podem consultar:
http://www.frontpagemag.com/Articles/Read.aspx?GUID={50C84DE3-56E9-44C4-B7E7-43305CB15405}
http://www.frontpagemag.com/Articles/Read.aspx?GUID={46117F23-711B-44B1-93EA-BA91E5198269}
http://www.hfontova.com/


De vashco a 5 de Maio de 2011 às 21:51
Carissimos a falta de informacao pelos vistos e do autor deste post.Che Guevara lutou pela independencia da america latina contra o imperialismo americano,as mortes que se fizeram foram e sao justificadas com os objectivos. fascistas e amantes do fascismo tem de morrer,hoje e sempre.
atencao a manipulacao de informacao e historia por parte da cia e do governo americano.


De Fucas a 30 de Junho de 2009 às 15:39
Mas acham mesmo que qualquer revolução que seja se faz sem violência ?
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Mas acham mesmo que qualquer revolução que seja se faz sem violência ? <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Che</A> Guevara é usado, pelos verdadeiros comunas, como um símbolo da revolução e dos ideais da liberdade e da igualdade, da luta contra o capitalismo. Conseguiu mostrar que ainda havia quem lutasse pelos seus principios. Para ele, o fim justificava os meios. Por isso matou tanta gente. E depois? Se se quer uma revolução, nao se pode andar a discutir maneiras de pensar. Tem de se impor. Nenhum de nós agora pode fazer um debate de Esquerda vs. Direita e quem ganhar vai para o poder. A política de Direita está-nos imposta. Querem outra? Revolução. E não é com flores. <BR>Pessoalmente idolatro Che Guevara , e não é por querer mostrar que sou rebelde. Num mundo que respirava dinheiro e urânio , Che quis-se impor e mostrar que todos deveriam ser iguais, os EUA não deveriam fechar o comercio marítimo a Cuba pois eles tinham tanto direito a evoluir como o resto do mundo. As palavras não chegam? Revolucion ou Muerte ! São os ideais comunas no seu melhor. Agora podia vir o argumento "Ah e tal, mas em Cuba com o Comunismo vive-se muito mal". Cuba faz parte da América Latina. Comparem com os restantes países da América Latina e depois logo me dizem se em Cuba se vive mal. A qualidade de vida de Cuba é bastante razoável quando comparada com as dos restantes países da América do Sul. E isso deve-se a Che e Fidel. <BR>Para finalizar, seguindo a lógica de que Che matava todos os que pensavam diferente, então isso não é o que nós fazemos? Homicídio para nós é errado. Para alguém é correcto?Praticou?Condenado a morte. Não há igualdade, há sim alguns idealistas que lutam por ela. Tenho dito.


De Bruno Silva a 15 de Outubro de 2009 às 09:43
"nao se pode andar a discutir maneiras de pensar. Tem de se impor"

Muito democrático sim senhor...

Somos um país que tem a política que os portugueses democráticamente elegeram (que para mim é demasiado à esquerda).

Onde está a justiça de uma clara minoria se impor, pela violência, à vontade da maioria?


De Larissa Xavier a 16 de Março de 2010 às 18:52
Não esperava encontrar aqui argumentos tão superficiais a respeito de um movimento importantíssimo na história, quer agrade ou não, que foi o Comunismo. E a respeito também de um dos maiores líderes políticos que o mundo já viu: Che Guevara. Ora, como o próprio auto-intitulou-se, era um revolucionário anti-norte-americano, até então um império mundial. Que revolução seria essa, senão com muitas prováveis lutas, brigas, mortes e dores? São males que vêm para o bem. Queriam o quê? Uma espécie de Dalai Lama cubano?
Seja como for, como eu disse, agradando ou não, há de se reconhecer que por trás da luta armada houve ideais a serem alcançados; não foram lutas de graça e muito menos desejo "sedento" por sangue "inocente", como foi esdruxulamente colocado, totalmente fora de contexto.
Já se perguntaram quantas pessoas morrem todos os dias de forma bem mais cruel, inclusive nascendo fadadas a destinos miseráveis, a dias contados? Essa matança "indireta" agrada mais, é isso? Porque disso eu não vi ninguém falando aqui, e isso é grandemente devido ao nosso atual sistema.
É certo que a imagem de Che há muito virou um mero ícone para muitos, mas isso não empobrece o verdadeiro propósito e a verdade história daqueles que, assim como ele, acreditavam numa mudança revolucionária contra o imperialismo norte-americano que ainda faz questão de imperar, de um jeito ou de outro.
Aconselho rever melhor os conceitos, abrir um pouco a mente e largar desse maniqueísmo tolo de chamar um líder político que mudou, sim, grande parte da história, de um mero serial killer.


De Hermes Florentino a 16 de Setembro de 2011 às 04:37
Titica de Galinha na cabeça tem quem escreveu estas besteiras.
Pegar fatos isolados da vida de uma pessoa não é justo.Ele fez o que fez e triunfou em Cuba.
O povo boliviano paga até hoje por ser tão dependente dos EUA, terceiro mundo e não vão sair disso.Prova disso que sou brasileiro, e tem muito boliviano aqui trabalhando como escravos.Castigo por entregar Ernesto.
Cuba só não deu certo porque os EUA pra variar cometeu uma atrocidade contra aquele pais,um embargo vergonhoso.
Cuba é o unico pais soberano no mundo.


Comentar post

Contacto

 thestudio@sapo.pt

pesquisar
 

PARTIDOS DEMOCRÁTICOS PORTUGUESES:

_______

 BLOGS

Abrupto
Anjos e Demónios
Arrastão
Atlantys

 

Biblioteca de Babel
Bichos Carpinteiros
Biodesagradaveis
Blasfémias
Blog Anti blog
Boas intenções

 

Causa Nossa
Cegos Surdos e Mudos
Cinco Dias
Confraria do Atum

 

Demokratia
Diário de uma Boa Rebelde
Do Portugal Profundo

 

Faccioso

 

Gengibre Lilás
Grande Loja do Queijo Limiano

 

Império Lusitano
Impertinências
It's a Perfect Day Elise

 

Jardim do Arraial

 

Legião Invicta
Letras com Garfos
Lusitânia 88

 

Máquina Zero

 

Nova Frente

 

Observatório da Jihad
O Carvalhadas
O Crepúsculo
O Comunista
O Fogo da Vontade
O Insurgente
O Número Primo
O Triunfo dos porcos
O Velho da Montanha

 

Pena e Espada
Pictured Words
Política Maluca
Portvgvesa
Propriedade Privada

 

SG Buiça
Soberania e Nacionalismo
Some like it hot

 

The Flying Circus
Tomar Partido 2
Trinta e um da Armada

 

Último Reduto

 

REST IN PEACE
All pigs must die
Batalha final
Blog17
Blog Anti-Anacleto
Demokratia (antigo)
Dextera Vox
Galeria dos Horrores
O Número Primo (antigo)
Semiramis
Tomar Partido
posts recentes

...

Melhor marcador do Euro 2...

Euro 2012 odds

Xadrex Comb. (1)

A um amigo que discorda (...

Aventuras do Eng. Pinóqui...

Hello Boys !!

Assim vai Portugal

Acampamento de jovens do ...

Coincidências

arquivos

Junho 2012

Junho 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

blogs SAPO
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post