Sexta-feira, 20 de Maio de 2005
Confissões de uma ex-Comunista
"Hoje, quinta-feira, 19 de Maio de 2005, decidi deixar o PCP.
Eu suportei, na pele aliás, a falta de democracia interna. As decisões vindas de cima. O boicote de trabalho. O seguidismo cego. A falta absoluta de capacidade de pensamento marxista. A falta absoluta de valores em todas as prácticas. As mentiras, absolutamente conscientes por parte de quem as transmite, que se contam sobre toda a gente. Suportei isto tudo porque, achava eu, havia sempre esperança, e os comunistas pertencem aos partidos comunistas, mesmo e especialmente aos que não os querem lá.
(...) Assim, para todos os efeitos, deixei o PCP. "

http://infernocheio.blogspot.com/2005/05/hurray.html#comments

Uma descrição detalhada e rigorosa da vida interna de partidos como o PCP ou o BE. Apesar de todos termos conhecimento do exposto, esta descrição é particularmente relevante pois trata-se do testemunho de alguém que passou pela experiência.

Parabéns Rita, na vida nunca é tarde para tarde para tomar as decisões correctas.


publicado por thestudio às 22:53
link do post | comentar | favorito

14 comentários:
De antnio afonso Soua a 8 de Setembro de 2006 às 15:56
Estes gagos nunca foram nada!


De leon a 25 de Maio de 2005 às 17:19
infelizmente rebatet, circulavam e circulam muitas falsas citações de TRotsky. Essa frase que tu escreves aí por exemplo, não vai nada em encontro ao que ele escreve em "revolução permanente". leon-trotsky.blogspot.com


De The Studio a 24 de Maio de 2005 às 00:28
Leon, o BE não é apenas "a soma de três partidos". Além desses três partidos o BE atraíu tudo o que é extrema Esquerda das mais variadas origens. Naturalmente, o que não faltam lá são estalinistas. Entre os 8 deputados do BE há dois estalinistas, João Teixeira Lopes, ex-simpatizante do PCP e que chegou a concorrer às autárquicas nas listas da CDU e Mariana Aiveca. Aliás, o BE tem passado o tempo a bajular os sindicatos tentando atrair mais esses estalinistas para as suas fileiras. Quando à demagogia é sinónimo de BE. Há alguma medida do BE que não seja demagogia? O BE é a demagogia em estado puro. Dá-me apenas uma medida que o BE propõe que não seja demagógica. Basta uma, deve ser fácil.


De Rebatet a 23 de Maio de 2005 às 00:13
Um socialismo plural e democrático...ainda não parei de rir, é tão plural que agrega no seu seio assassinos das FP-25 Abril como a Helena Carmo ou extremistas anti-parlamentares como Gil Garcia.Quanto a ser democrático deve ser certamente num conceito muito peculiar de democracia,com certeza serão o primeiro partido trotskista-marxista democrático da história da humanidade.

Mais engraçado ainda é a tentativa de branqueamento que se pretende fazer da personagem de trotsky; recordo apenas as palavras proferidas por esse paladino da liberdade e democracia no VI congresso soviético de 1918:

«Nem todos os operários soviéticos compreenderam que o nosso governo é um governo centralizado e que todas as decisões tomadas devem ser obedecidas…Nós seremos implacáveis com os operários soviéticos que ainda não compreenderam: submetê-los-emos, eliminá-los-emos das nossas fileiras e faremos com que sintam o peso da repressão»

Um verdadeiro humanista este Trostky...


De leon a 22 de Maio de 2005 às 14:43
judoca, o bloco desde a sua formação têm mantido a mesma base ideológica. Tal como o TheStudio diz, foi a aglomeração de 3 partidos que tinham como base ideais socialistas (embora ele pense que uma mentira muitas vezes repetida se torne verdade, nenhum destes partidos se revia em estaline.). BE É um partido que sempre assumiu as suas origens, nunca entrando na demagogia e em subterfugios para tentar agradar às massas sem ser pelas suas convicções. Sempre foi um partido aberto que (ao contrário dos outros) permite a participação de todos os cidadãos, sejam eles militantes ou não, nas suas reuniões. É um partido que aconselha às pessoas que antes de se filiarem, participem nas reuniões para que não tomem decisões "ao engano". Por isso,com tanta informação disponibilizada, acho um tanto ou quanto impossível que tu tenhas dado conta de um momento para o outro que afinal não era aquilo que tu querias,como se de um insight se tratasse, sem pôr a hipotese de que te tenhas filiado sen saber o que realmente se defende no partido, que é um socialismo verdadeiramente democrático e plural.


De The Studio a 21 de Maio de 2005 às 23:28
Leon, afinal o BE já renegou ao trotskismo. Francisco Louçã e vários destacados dirigentes bloquistas vieram directamente do PSR, esse sim um partido ferozmente trotskista. Como expus no texto "Ideologia do BE - marxismo lato", o BE funcionou como polo aglutinador de tudo o que é extrema esquerda desde maoistas, pro-albaneses, estalinistas, etç. Sendo muitas dessas tendências opostas a outras delas, o BE simplesmente meteu a ideologia na gaveta e definem-se vagamente como "socialistas plurais". Eu próprio escrevi ao BE a perguntar qual a linha ideológica que professam e essa foi a resposta. Assim, o BE em vez de falar em questões ideológicas fala apenas do aborto, homosexuais, toxicodependência, etç, coisas que nada têm que ver com ideologias.


De The Studio a 21 de Maio de 2005 às 23:19
Jujudoca: manda para o meu email que eu publico: thestudio@sapo.pt


De Ju Judoca a 21 de Maio de 2005 às 23:11
Oh companheiro leon, onde é que viu escrito ou quem é que lhe disse a si que eu me filiei sem saber o que defendia? Se der uma respsota de jeito a esata pergunta pode ser que eu lhe dê alguma credibilidade.
Caro The Studio, quer que eu mande o meu testemunho aqui mesmo para a caixa de comentários ou tem outra sugestão? Quanto ao outro blogue, estou fora. Cumprimentos


De leon a 21 de Maio de 2005 às 18:55
quanto a ti juliana, se te filiaste num partido antes de saber o que ele defende...bem, então tens batido muitas vezes com a cabeça!


De leon a 21 de Maio de 2005 às 18:54
esta fixação plo BE faz-me rir.
Como é que é possível fazerem-se ligações tão descabidas. o que se passa dentro do BE é a antítese total do que se passa, passou e passará no PCP. Só quem é cego é que não vê isso! E tu theStudio que até dás ares de ser um gajo informado devias saber isso. Até porque como tu dizes, se o bE se revê no pensamento Trotskysta, nunca poderia admitir que se passassem no seu seio coisas semelhantes ao que sucede no PCP, um partido que nos ultimos dias reabilitou a imagem desse assassino chamado Estaline.
Tanta vontade de ddestilar ódio ao bloco que trocas as coisas todas. Ou se calhar não andas tão informado como aparentas, e so conheces as coisas pela rama...
leon-trotsky.blogspot.com


Comentar post

Contacto

 thestudio@sapo.pt

pesquisar
 

PARTIDOS DEMOCRÁTICOS PORTUGUESES:

_______

 BLOGS

Abrupto
Anjos e Demónios
Arrastão
Atlantys

 

Biblioteca de Babel
Bichos Carpinteiros
Biodesagradaveis
Blasfémias
Blog Anti blog
Boas intenções

 

Causa Nossa
Cegos Surdos e Mudos
Cinco Dias
Confraria do Atum

 

Demokratia
Diário de uma Boa Rebelde
Do Portugal Profundo

 

Faccioso

 

Gengibre Lilás
Grande Loja do Queijo Limiano

 

Império Lusitano
Impertinências
It's a Perfect Day Elise

 

Jardim do Arraial

 

Legião Invicta
Letras com Garfos
Lusitânia 88

 

Máquina Zero

 

Nova Frente

 

Observatório da Jihad
O Carvalhadas
O Crepúsculo
O Comunista
O Fogo da Vontade
O Insurgente
O Número Primo
O Triunfo dos porcos
O Velho da Montanha

 

Pena e Espada
Pictured Words
Política Maluca
Portvgvesa
Propriedade Privada

 

SG Buiça
Soberania e Nacionalismo
Some like it hot

 

The Flying Circus
Tomar Partido 2
Trinta e um da Armada

 

Último Reduto

 

REST IN PEACE
All pigs must die
Batalha final
Blog17
Blog Anti-Anacleto
Demokratia (antigo)
Dextera Vox
Galeria dos Horrores
O Número Primo (antigo)
Semiramis
Tomar Partido
posts recentes

...

Melhor marcador do Euro 2...

Euro 2012 odds

Xadrex Comb. (1)

A um amigo que discorda (...

Aventuras do Eng. Pinóqui...

Hello Boys !!

Assim vai Portugal

Acampamento de jovens do ...

Coincidências

arquivos

Junho 2012

Junho 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

blogs SAPO
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post