Quarta-feira, 8 de Junho de 2005
A casa de chocolate
Se o leitor, na última semana de Julho, vir uma coluna de fumo erguer-se em plena serra da Estrela, não se assuste! Não se trata de mais um incêndio florestal, mas apenas do acampamento de verão de jovens do Bloco.

Após o Encontro de Coimbra e toda uma panóplia de iniciativas e eventos para jovens, o BE brinda-os agora com mais estas promissoras férias em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Se o objectivo de uma formação política não é exactamente o de proporcionar actividades de lazer aos Jovens nos seus tempos livres, como se explica então esta particular afinidade entre o BE e os jovens, ao ponto do fim do exame no nono ano de escolaridade ser a prioridade número cinco no programa eleitoral do BE?

A resposta a esta questão pode ser encontrada no conto dos irmãos Grimm “Hansel and Gretel” (João e Maria na versão Portuguesa). Os dois irmãos João e Maria, perdidos na floresta, são atraídos para uma casa de chocolate, repleta de guloseimas onde podiam comer tudo o que desejassem. O que eles não sabiam é que nessa casa vivia uma bruxa má, com as mais pérfidas das intenções.

hanselgretel2.jpg
A bruxa má e o líder bloquista aliciando as crianças


O Bloco de Esquerda é uma versão moderna da casa de chocolate, excepto que, em vez do caldeirão, os jovens têm como destino a lavagem cerebral. Tal como Hansel e Gretel tinham total liberdade para comer guloseimas, também aos jovens atraídos à casa bloquista é prometida total a liberdade para que possam fazer tudo o que desejarem: Fumar charros, abortos, droga, impunidade criminal e, depois de tudo isto, ainda a garantia de entrar no curso que desejarem, o qual será ainda gratuito .

Não se trata apenas do culto da irresponsabilidade que é inculcado nos jovens, ou do sentimento de que terão na vida tudo o que desejarem sem o menor esforço, conduzindo-os mais tarde à completa desilusão e ao desespero. Trata-se também de retirarem aos jovens todo o espírito crítico e a capacidade de pensar por eles próprios. Segundo palavras da própria dirigente bloquista Helena Carmo, “as opiniões são servidas aos activistas como um prato pronto a pôr no terreno sem exigir a sua capacidade crítica“. Trata-se, por outras palavras, de uma verdadeira lavagem cerebral.

A “carneirização” dos jovens é tal que a direcção do Bloco se dá ao luxo de falar em nome deles. Leia-se, de um documento oficial:

“Os jovens do Bloco rejeitam frontalmente estas políticas tecnocratas, neoliberais e anti-democráticas para o Ensino Superior e defendem:
-paridade em todos os órgãos de gestão de todas as instituições de ensino, valorizando a participação dos estudantes como sujeitos capazes de conferir um carácter reivindicativo e insubmisso aos órgãos de gestão”

Os jovens são ainda instrumentalizados, usados como mão de obra barata na máquina eleitoral, e usados como activistas sempre prontos a participar em manifestações a favor de interesses obscuros.

Infelizmente, enquanto no conto dos irmãos Grimm tudo terminou bem, na vida real muitos Joãos e muitas Marias vêem a sua vida destruída pela droga em que se meteram e pela lavagem cerebral que sofreram naquela que parecia a casa dos sonhos.


publicado por thestudio às 02:14
link do post | comentar | favorito

7 comentários:
De Ju Judoca a 8 de Julho de 2005 às 21:54
Lol sabe o que é the Studio, não gosto de dizer mal só por dizer. Quando algo está bem (se bem que esses acampamentos como deve calcular não me dizem nada, nem ia no tempo em que lá andei)gosto de ser a primeira a dizê-lo."não existem acampamentos Sociais Democratas ou Socialistas": pois não, um acampamento diga-se de passagem é algo um tanto "afreakalhado" eheheh mas tanto quanto sei outros partidos também fazem encontros e escolas de verão. O que eu lhe posso dizer sobre a sua opinião de que isso é ensinar a pensar, é que o que eu presenciava lá era uma pessoa a ir expôr ideias sobre um determinado assunto político e no fim haver um debate...há sempre espaçao para a discórdia, ainda que depois se seja olhado de lado :x Julgo que este tipo de debates existe também no PNR, por exemplo...se ninguém se importasse com a formação política dos jovens que mais ou menos têm as memsas ideias então talvez existisse alguma desorganização e desinteresse nos partidos. De resto, bem se ela disse mesmo isso...sem comentários :P Cumprimentos!


De The Studio a 8 de Julho de 2005 às 17:39
Judoca, é a tua costela de ex-bloquista a defender os ex-camaradas :) O acampamento de jovens é organizado pelo BE, isso é um facto. Outro facto é o de que, durante o acampamento, haverá "sessões de esclarecimento" sobre temas políticos ministradas aos jovens. Que eu tenha conhecimento não existem acampamentos Sociais Democratas ou Socialistas, quando esses partidos até terão mais jovens nas suas fileiras. Estes acampamentos e encontros de jovens têm claramente a intenção de "formar politicamente" os jovens inculcando-lhe os ideais bloquistas numa fase da vida em que são altamente influenciáveis. Aliás, esta tendência para "ensinar aos jovens o que é correcto em política" é algo frequentemente encontrado em regimes totalitários, mas nunca em regimes democráticos. Os partidos políticos democráticos são compostos por grupos de pessoas que partilham pontos de vista sobre a sociedade. Os partidos políticos totalitários consideram necessário ensinar os jovens a pensar como eles.
Penso que está tudo dito sobre a natureza totalitária e anti-democrática do BE.
Quanto às palavras da Helena Carmo foram proferidas durante a IV convenção e amplamente reportadas pela comunicação social. Na realidade elas estão um pouco fora de contexto pois não se referiam apenas aos jovens mas sim a todos os militantes bloquistas. Se os pontos de vista oficiais são impostos aos militantes veteranos, imagine-se como não será aos jovens incautos.
Basta ouvir os jovens bloquistas, desde o vocabulário às posições que defendem, são verdadeiras foto-cópias uns dos outros.
Por fim, o texto sobre o sistema educativo é apenas para ilustrar a instrumentalização de que são vítimas os jovens: Não são eles que se pronunciam, é a direcção do partido que fala em nome deles.



De Patricia a 15 de Junho de 2005 às 09:44
estou maravilhada!!!! BRILHANTE!


De Karole a 12 de Junho de 2005 às 22:52
Antes de mais, bem haja «The Studio» por questionar... É coisa que pouco vejo nos dias de hoje. E detesto estragar-te a festa mas qualquer jovem dos dias de hoje está disposto a ouvir qualquer um que lhe diga que a vida é uma «curte» e que pouco ou nada terá de fazer pela vida para ser feliz. Aliás, é essa a educação que uma grande maioria traz de casa, habituada que está a todas as Barbies e X-Men do mercado... É só pedir que o papá dá.. O problema é anterior ao BE. Melhor, a própria existência desse tal BE, a ausência de espírito crítico, a inexistência de uma filosofia de trabalho, a falta de empenho e ambição são males que se têm vindo a agravar ao longo dos anos e que encontram reflexo na sociedade que está aí à vista de todos... e nem é difícil perceber onde tudo começou a correr mal... Tudo isto para te dizer que os jovens que vão ao BE já sofrem do mal antes de lá ir... e que depois de ir, ainda ficam mais doentes...:))
Mas eu não sou ninguém e não percebo nada de política.. Portanto.. feel free to criticise and teach me...
PS: Tenho lido os teus artigos e gostado de uma forma geral. As críticas são boas mas as propostas ainda são poucas.. No entanto, TENHO A CERTEZA que um rapaz inteligente como tu vai lá chegar!! :)) Por falar em chegar, quando é que voltas cá para jantar e dançar com a malta? Tenho saudades tuas.. Leiria aguarda-te!!! hehehehehe


De Durao Trancoso a 8 de Junho de 2005 às 23:39

Ahhhhhh! Agora compreendo o interesse do BE pela questão do aborto. A seguir a um acampamento desses é a primeira coisa que farão algumas Joanas.


De Ju Judoca a 8 de Junho de 2005 às 15:19
A analogia está excelente, mesmo bem apanhada. Contudo, há coisas que dizes com algum desconhecimento de causa. O acampamento não corresponde a ideia que queres dar.Obviamente é pago por quem vai e é uma iniciativa sobretudo de formação política e com o propósito de juntar os jovens desse partido de todo o país, para se conhecerem, conviverem, trocar ideias...Faz todo o sentido este tipo de iniciativas numa organização do género, pelo menos eu acho. Custa-me a crer que a Helena Carmo tenha mesmo dito isso. Era tipo...dar um tiro no pé :x Quanto ao que dizes do Ensino Superior, esse excerto tem a ver com a Lei da Autonomia, e julgo que não pode ser tratado de forma tão redutora como fizeste. Tem muito mais que se lhe diga e é um assunto sério. A política, tal como muitas outras coisas na vida, não pode servir só para paródias mal fundam,entadas, tem que ser encarada com alguma seriedade...Cumprimentos


De Douglas P a 8 de Junho de 2005 às 13:50
Excelente post caro TheStudio!
Dos melhores que li ultimamente!

Excelente a comparação com "Hansel e Gretel"!


Comentar post

Contacto

 thestudio@sapo.pt

pesquisar
 

PARTIDOS DEMOCRÁTICOS PORTUGUESES:

_______

 BLOGS

Abrupto
Anjos e Demónios
Arrastão
Atlantys

 

Biblioteca de Babel
Bichos Carpinteiros
Biodesagradaveis
Blasfémias
Blog Anti blog
Boas intenções

 

Causa Nossa
Cegos Surdos e Mudos
Cinco Dias
Confraria do Atum

 

Demokratia
Diário de uma Boa Rebelde
Do Portugal Profundo

 

Faccioso

 

Gengibre Lilás
Grande Loja do Queijo Limiano

 

Império Lusitano
Impertinências
It's a Perfect Day Elise

 

Jardim do Arraial

 

Legião Invicta
Letras com Garfos
Lusitânia 88

 

Máquina Zero

 

Nova Frente

 

Observatório da Jihad
O Carvalhadas
O Crepúsculo
O Comunista
O Fogo da Vontade
O Insurgente
O Número Primo
O Triunfo dos porcos
O Velho da Montanha

 

Pena e Espada
Pictured Words
Política Maluca
Portvgvesa
Propriedade Privada

 

SG Buiça
Soberania e Nacionalismo
Some like it hot

 

The Flying Circus
Tomar Partido 2
Trinta e um da Armada

 

Último Reduto

 

REST IN PEACE
All pigs must die
Batalha final
Blog17
Blog Anti-Anacleto
Demokratia (antigo)
Dextera Vox
Galeria dos Horrores
O Número Primo (antigo)
Semiramis
Tomar Partido
posts recentes

...

Melhor marcador do Euro 2...

Euro 2012 odds

Xadrex Comb. (1)

A um amigo que discorda (...

Aventuras do Eng. Pinóqui...

Hello Boys !!

Assim vai Portugal

Acampamento de jovens do ...

Coincidências

arquivos

Junho 2012

Junho 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

blogs SAPO
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post