Sábado, 25 de Junho de 2005
O Comunismo, esse grande motor do desenvolvimento no Sec. XX
Para quem se quiser rir, no blog dos barnabés, o intelectual Daniel Oliveira anda por lá a escrevinhar sobre os méritos do Comunismo no século XX. A classe trabalhadora, diz ele, vive incomparavelmente melhor no final do século XX que no início do século. Tal é incontestável, acrescentaria eu. Mas em que é que isso se deve ao Comunismo? Afinal, quais foram os progressos dos países que optaram pelo modelo comunista? Façamos uma breve resenha.

União Soviética:
O Estado apropriou-se das propriedades dos camponeses e instituiu os terrenos agrícolas colectivizados. Resultado: Fome e miséria generalizadas. A fome tornou-se endémica causando mortes todos os anos. Em 1922 causou cinco milhões de mortos e em 1932 causou seis milhões de mortos.

China:
Os chineses copiaram o modelo de colectivização da propriedade seguido pelos soviéticos tendo instituído as “comunas”, unidades económicas auto-suficientes que incluíam indústria ligeira. O projecto comunista chinês foi designado por “Grande Salto em Frente” e constituiu na realidade um grande salto para o abismo, uma verdadeira catástrofe. Como consequência da implantação das medidas comunistas, estima-se que tenham morrido de fome entre 30 a 70 milhões de pessoas, dependendo dos autores. Nos “três anos amargos” (1959-61), viveu-se o mais negro período de fome da História da humanidade, um motivo de orgulho para o Comunismo.

Coreia do Norte:
A Coreia do Norte foi outro estado que, após a invasão soviética em1945, seguiu o modelo de desenvolvimento com patente de Estaline. Resultado: A economia estagnou, dois milhões de pessoas morreram de fome e hoje em dia 70% da população está sub-nutrida, segundo os números oficiais da ONU.

Camboja:
O líder revolucionário comunista Pol Pot instituiu as propriedades agrícolas comunais e um sistema de educação comunal. De forma a fornecer mão de obra às propriedades agrícolas, transferiu os habitantes dos centros urbanos para as propriedades agrícolas. Resultado: Fome e doença generalizadas. A experiência comunista de Pol Pot ficou conhecida como “Projecto Genocida Cambojano” tendo causado entre 1,7 a 3 milhões de mortos. A capital Pnom Penh ficou transformada numa cidade fantasma.

Resto do mundo:
Experiências comunistas causaram ainda um milhão e meio de mortos no Afeganistão, um milhão no Vietname e vários milhões por esse mundo fora. O comunismo é também responsável pela pobreza que actualmente existe em vastas áreas do globo, como por exemplo na Europa de Leste, a qual só conheceu o desenvolvimento após a queda do muro de Berlim. Países que se dividiram e optaram por modelos económicos distintos, como sejam Alemanha Ocidental / Alemanha de Leste, Coreia do Sul / Coreia do Norte, China /Taiwan, mostram inequivocamente o que se pode esperar do Comunismo: Fome e miséria.

O Daniel Oliveira até é um rapaz inteligente e esclarecido, o único problema dele é que sofre de alguma atrapalhação mental e por vezes escreve o contrário do que pretendia escrever. Assim, há que acrescentar uma errata ao texto do Daniel: Onde se lê “os trabalhadores vivem melhor devido ao Comunismo”, deveria ler-se “os trabalhadores vivem melhor apesar do Comunismo”.


publicado por thestudio às 15:36
link do post | comentar | favorito

6 comentários:
De Paulo a 27 de Junho de 2005 às 23:39
A verdade é q o comunismo é utopico no fundo é 99% da população a viver segundo as regras do comunismo e o resto a ( chefes de estado e amigos ) a viver a grande ... posso n perceber muito de politica mas a historia é um optimo professor...
Não existem politicas perfeitas nem mesmo a de direita mas sem sombra de duvida é a melhor a q dá mais opurtunidades a q fomenta o desenvolvimento...


De Mello a 27 de Junho de 2005 às 12:03
Noticia do Correio da Manha de 27 de Junho de 2005:

A “desobediencia civil”, como as artes murais, circenses e equilibrismo, é um dos temas dos ‘workshops’ anunciados no folheto informativo do “Acampamento dos Jovens do Bloco” ou no ‘sítio’ da internet www.bloco.org.

Ao CM, o assessor de Imprensa do BE, Pedro Sales,(“Francisco Louça nao comenta as iniciativas dos Jovens do Bloco”) justificou a iniciativa, lembrando que “a desobediencia civil é um direito consagrado na Constituiçao da República Portuguesa” que é “valorizado pelo Bloco”.

Como exemplos de iniciativas de desobediencia civil, o porta-voz do BE recordou o “buzinao da Ponte [25 de Abril]”, o “boicote as propinas” protagonizado pelos estudantes do Ensino Superior, e até invocou a declaraçao do entao Presidente da República, Mário Soares, do “direito a indignaçao”, por ocasiao da segunda maioria absoluta de Cavaco Silva. “O direito a indignaçao deriva precisamente do direito a desobediencia civil”, argumenta.

LIMITES DE NAO VIOLENCIA

Segundo Pedro Sales, o objectivo do ‘workshop’ é o de “discutir quando é que estas práticas sao ou nao aceitáveis” e respectivos limites, como a recusa de iniciativas violentas.

O assessor do BE garante que “as formas violentas de desobediencia civil nao sao perfilhadas” pelos Jovens do Bloco.

Recusando prever próximas acçoes, “a futurologia é difícil”, o porta-voz do BE prefere recordar os já referidos exemplos do “buzinao” e “boicote as propinas”, apontando o Movimento Greenpeace como exemplo internacional de desobediencia civil bem sucedida: “Impedir a circulaçao de um comboio carregado de resíduos nucelares” ou “as lanchas contra os petroleiros”.

No fundo, explica, o objectivo é o de levar a cabo “acçoes tendentes a despertar a opiniao pública para a iniquidade [maldade] de certas políticas”

Peço desde já desculpa por o meu post não estar directamente relacionado com o tema em questão mas como o Correio da Manhã censurou o meu comentário em relação a esta notícia entendi que o blog politica XIX é o unico local onde se pode, digamos, desabafar.

Como se já não bastasse a criminalidade que se sente e se verifica no nosso Portugal ainda temos estes energúmenos do BE a reunirem-se tendo como pano de fundo a “desobediência civil”.
Escusado será dizer que a malta está-se cagando para as politiquices de Francisco Louçã desde que hajam charros, álcool e marmelada; em relação à marmelada ainda vá que não vá pois cada um sabe no que se quer meter, mas os narcóticos e o álcool vão decerto incentivar e incrementar a estupidez geral.

As artes circenses são uma constante no circo do BE, especialmente as palhaçadas, mas as artes murais que tanto conspurcam as nossas cidades são devidamente apoiadas nesta “workshop” da charrada o que até acaba por ser uma ironia visto que são acérrimos defensores do ambiente.
Só consigo vizualizar esta gente como uns contras, simplesmente são do contra e estou farto deles.




De Emanuel Saramago a 27 de Junho de 2005 às 00:10
E já agora, o meu site tens posts a condenar Estaline, por isso não acho justo pores o meu blog na coluna dos "Blogs Estalinistas". Porque é que não pões nos nos "Blogs que lutam pela justiça e pela igualdade"?? Ah, é muito grande, então resume, põe antes "Blogues Socialistas"! :P


De Emanuel Saramago a 26 de Junho de 2005 às 23:52
União Soviética:
Compara a misera vida na era dos Czares com a decada de 70, 80. Agora compara a vida e o numero de imigrações desses anos com meados dos anos 90 e séc. XXI. Só na mudança de política é que houve fome, como na imperio Russo Capitalista, de resto nunca mais houve!

China, Coreia do Norte, Camboja:
Tal como a URSS, estes países não são Socialistas, muito menos Comunistas. São uma mistura de Capitalismo com um niquinho de Socialismo e uma pitada de ganancia e vicio de poder, por isso não posso de maneira nenhuma falar de Comunismo referindo-me a estes países; é que não são de certeza os melhores lugares do Mundo. Mas olha que daqui a poucos anos entrará para os países desenvolvidos.

Foi só em países ditos "Comunistas" que as pessoas passaram fome? A África, a Ásia e a América Latina estão cheias de Capitalismo e de fome, no resto do mundo, embora muito escondido, há muita miseria - em Portugal por exemplo, um país que sempre foi feudalista e depois Capitalista.
Se alguma vez houver Socialismo no Mundo, nesse lugar não haverá fome. O Socialismo é tão simples como "produzir e comer". Pena é que haja muita gananciae muita ingorancia!!

E já agora, continuas a não falar de política! -
e agora uma piada de um analfabeto político para descontrair - é que eu quero saber quando é que o Capitalismo vai trazer igualdade e comida para toda a gente. É que já estou a desesperar, se os Comunas não comessem criancinhas e não dessem injecções atrás das orelhas aos velhos eu passava a ser Comuna. A política deles até é boa, mas eles matam tanta gente.... :P


De BastonadasNacionais a 25 de Junho de 2005 às 18:38
He he he! The Studio no seu melhor!



De Nicolau da Romênia a 28 de Dezembro de 2011 às 11:45
Não tem miseria e fome mais miseravel do que no comunismo! Por isso o comunismo foi derrubado em 1989 pelos povos famintos do Leste Europeu! Morte ao comunismo miseravel!
Nicolau da Romênia


Comentar post

Contacto

 thestudio@sapo.pt

pesquisar
 

PARTIDOS DEMOCRÁTICOS PORTUGUESES:

_______

 BLOGS

Abrupto
Anjos e Demónios
Arrastão
Atlantys

 

Biblioteca de Babel
Bichos Carpinteiros
Biodesagradaveis
Blasfémias
Blog Anti blog
Boas intenções

 

Causa Nossa
Cegos Surdos e Mudos
Cinco Dias
Confraria do Atum

 

Demokratia
Diário de uma Boa Rebelde
Do Portugal Profundo

 

Faccioso

 

Gengibre Lilás
Grande Loja do Queijo Limiano

 

Império Lusitano
Impertinências
It's a Perfect Day Elise

 

Jardim do Arraial

 

Legião Invicta
Letras com Garfos
Lusitânia 88

 

Máquina Zero

 

Nova Frente

 

Observatório da Jihad
O Carvalhadas
O Crepúsculo
O Comunista
O Fogo da Vontade
O Insurgente
O Número Primo
O Triunfo dos porcos
O Velho da Montanha

 

Pena e Espada
Pictured Words
Política Maluca
Portvgvesa
Propriedade Privada

 

SG Buiça
Soberania e Nacionalismo
Some like it hot

 

The Flying Circus
Tomar Partido 2
Trinta e um da Armada

 

Último Reduto

 

REST IN PEACE
All pigs must die
Batalha final
Blog17
Blog Anti-Anacleto
Demokratia (antigo)
Dextera Vox
Galeria dos Horrores
O Número Primo (antigo)
Semiramis
Tomar Partido
posts recentes

...

Melhor marcador do Euro 2...

Euro 2012 odds

Xadrex Comb. (1)

A um amigo que discorda (...

Aventuras do Eng. Pinóqui...

Hello Boys !!

Assim vai Portugal

Acampamento de jovens do ...

Coincidências

arquivos

Junho 2012

Junho 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

blogs SAPO
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post