Sexta-feira, 8 de Julho de 2005
Reacções aos atentados
Várias personalidades da política portuguesa já reagiram aos atentados terroristas levados a cabo em Londres por fundamentalistas islâmicos. Eis as principais opiniões.


JORGE SAMPAIO: Nesta altura difícil, gostaria de deixar a todos o apelo da tolerância. Há que ser tolerante. Gostaria de apelar às mães que perderam filhos neste sangrento atentado que sejam tolerantes e que não tenham opiniões negativas sobre os fundamentalistas islâmicos. Isso é xenofobia, e xenofobia é algo que não podemos tolerar. Não podemos tolerar a intolerância. Contactei hoje mesmo o embaixador da Arábia Saudita no sentido de pedir autorização para visitar o bairro islâmico do norte de Londres de onde são provenientes os terroristas. É nestas alturas que devemos mostrar solidariedade e mostrar as nossas lealdades.


ANTÓNIO VITORINO: Certamente que a propósito dos atentados de Madrid todos me ouviram dizer que a culpa do terrorismo era da pobreza extrema em que vivem os terroristas. Pois bem, reconheci que essa era uma desculpa esfarrapada e agora defendo que a culpa do terrorismo é da falta de democracia nos países Árabes. Temos que apoiar financeiramente os países produtores de petróleo e pressioná-los para que se tornem democráticos. A partir dessa altura, os muçulmanos que vivem em território Britânico deixarão de ser terroristas. A nossa grande arma contra os terroristas é a nossa superioridade moral. É com a superioridade moral que os vamos vencer. Há a não esquecer a importância da entrada da Turquia na União Europeia. Com os terroristas a entrar livremente pela Turquia e circular à vontade pela União Europeia, sentir-se-ão menos oprimidos e deixarão de cometer atentados.

(Vitorino sobre o terrorismo: http://politicaxix.blogs.sapo.pt/arquivo/527041.html)


PADRE VAZ PINTO: Os terroristas não eram Árabes mas sim Ingleses. A maior parte deles nasceram em Inglaterra, tinham passaporte Inglês e nunca estiveram num país Árabe. Isto prova que a maioria dos actos terroristas cometidos em Inglaterra são Ingleses e não Árabes. O ACIME já publicou uma brochura a explicar que o terrorismo Islâmico não tem nada que ver com o mundo Islâmico. O terrorismo é causado apenas pelo facto dos terroristas não se sentirem integrados e é por isso que eu defendo a abertura das fronteiras à imigração de mais terroristas, por forma a que estes se possam sentir em casa em solo Europeu.


MÁRIO SOARES: Os ataques terroristas ocorrem porque os políticos ocidentais tomam as decisões que eles acham mais correctas e não as que os terroristas acham correctas. A solução para o problema do terrorismo é deixar que sejam os terroristas a conduzir a nossa política internacional. Os terroristas vivem em ghetos e é por isso que cometem atentados, e quem não perceber isto não percebe nada.


ANA DRAGO: Não há a certeza que tenham ocorrido atentados terroristas em Londres. O jornalista Louis Osoir, membro do British Communist Party e editor entretanto despedido do Komune Kapital, afirmou em edital que não houve nenhum atentado porque quem acredita que houve atentados é racista. Ele próprio afirma ter sido racista quando viu as imagens pela primeira vez, pois nessa altura até ele próprio acreditou. Diane Adringue, jornalista e candidata do Left Block à câmara de Londres, mostrou um vídeo no qual se podem ver as pessoas fazer compras calmamente na Oxford Street às 8.30 da manhã. Não houve atentados. E quem relacionar o terrorismo Islâmico com o mundo Islâmico é demagogo e populista. Não houve atentados. Não houve atentados. Houve talvez umas pequenas explosões.


FRANCISCO LOUÇÃ: A culpa de tudo isto é do imperialismo Norte Americano, esses capitalistas. Os povos Árabes são oprimidos e forçados a cometer atentados terroristas. Não podem fazer mais nada, não têm outras opções, têm que fazer ataques terroristas. A nossa simpatia está com a Al Qaeda.


publicado por thestudio às 01:02
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De FilipeBS a 13 de Julho de 2005 às 16:06
Fantástico!!!


De Joo a 8 de Julho de 2005 às 10:26
O que me parece é que não transcreves - te na intrega aquilo que de facto estas personalidades portuguesas disseram. Por exemplo, eu não ouvi o Dr. Mário Soares dizer isto:"A solução para o problema do terrorismo é deixar que sejam os terroristas a conduzir a nossa política internacional.", tal como tambèm não ouvi aquilo que foi posto na boca do Presidente da República. Os únicos que não posso confirmar são os palhaços do Bloco de Esquerda, mas de qualquer forma não me admirava nada que tivessem dito tais barbaridades, para explicar um acto que não se desculpa.


De bastonadasnacionais a 8 de Julho de 2005 às 09:43
he he he! Muito bom The Studio! Só é pena é que mesmo caricaturando os comentários, eles não estam longe do que realmente esses imbecis disseram. No caso do Soares... dasseee, ouvi o comentário do gajo na rádio... cambada de tolerantes imbecis! A culpa é toda nossa...


De PedroRomano a 8 de Julho de 2005 às 08:59
Eheheheh... sublime. Fartei-me de rir, principalmente com a do "e quem não perceber isto não percebe nada."


Comentar post

Contacto

 thestudio@sapo.pt

pesquisar
 

PARTIDOS DEMOCRÁTICOS PORTUGUESES:

_______

 BLOGS

Abrupto
Anjos e Demónios
Arrastão
Atlantys

 

Biblioteca de Babel
Bichos Carpinteiros
Biodesagradaveis
Blasfémias
Blog Anti blog
Boas intenções

 

Causa Nossa
Cegos Surdos e Mudos
Cinco Dias
Confraria do Atum

 

Demokratia
Diário de uma Boa Rebelde
Do Portugal Profundo

 

Faccioso

 

Gengibre Lilás
Grande Loja do Queijo Limiano

 

Império Lusitano
Impertinências
It's a Perfect Day Elise

 

Jardim do Arraial

 

Legião Invicta
Letras com Garfos
Lusitânia 88

 

Máquina Zero

 

Nova Frente

 

Observatório da Jihad
O Carvalhadas
O Crepúsculo
O Comunista
O Fogo da Vontade
O Insurgente
O Número Primo
O Triunfo dos porcos
O Velho da Montanha

 

Pena e Espada
Pictured Words
Política Maluca
Portvgvesa
Propriedade Privada

 

SG Buiça
Soberania e Nacionalismo
Some like it hot

 

The Flying Circus
Tomar Partido 2
Trinta e um da Armada

 

Último Reduto

 

REST IN PEACE
All pigs must die
Batalha final
Blog17
Blog Anti-Anacleto
Demokratia (antigo)
Dextera Vox
Galeria dos Horrores
O Número Primo (antigo)
Semiramis
Tomar Partido
posts recentes

...

Melhor marcador do Euro 2...

Euro 2012 odds

Xadrex Comb. (1)

A um amigo que discorda (...

Aventuras do Eng. Pinóqui...

Hello Boys !!

Assim vai Portugal

Acampamento de jovens do ...

Coincidências

arquivos

Junho 2012

Junho 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

blogs SAPO
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post