Terça-feira, 8 de Maio de 2007
Prós e Prós : Esquerda e Direita
A RTP, canal de serviço público, exibiu na passada segunda feira mais um programa de debate "Prós e Contras", tendo desta vez como tema "O que distingue a Esquerda da Direita?".

Em minha opinião, o último Prós e Contras teve um único objectivo: Promover a imagem do Dr. Mário Soares. O primeiro argumento em favor desta tese é o de que, se alguém assistiu ao programa com o intuito de se esclarecer quanto aos significado dos conceitos de Esquerda e Direita, só poderá ter ficado ainda mais confuso. Este não era portanto o objectivo do programa.

Na bancada da Esquerda sentaram-se Mário Soares e Miguel Portas. O convite a Miguel Portas para emparceirar com Mário Soares não me parece nada inocente. Com efeito, o discurso de Miguel Portas fez Mário Soares parecer uma pessoa inteligente, sensata e moderada. Por seu lado, Mário Soares, longe dos excessos mais recentes, até disse algumas coisas mais ou menos acertadas e disse algo com o qual concordo a 100%. A 200%. Passo a citar, "O comunismo é o pior sistema político do mundo". Na bancada da Direita sentaram-se dois senhores, supostamente de Direita, que pouco mais fizeram que ir concordando com o que ia sendo dizendo na bancada da Esquerda. Em suma, Mário Soares fez um brilharete com direito a música.

Há ainda a referir o protesto do PCP pelo facto de não estar representado no debate. E tem inteira razão. Na bancada da Esquerda faltou Bernardino Soares para explicar o modelo democrático em vigor na Coreia do Norte. E já agora, na bancada da Direita faltou lá o Freitas do Amaral.


publicado por thestudio às 20:49
link do post | comentar | favorito

10 comentários:
De Joao a 21 de Maio de 2007 às 15:41
Ola!!Keria so deixar um comentario...sinceramente eu axo k a direita ganhou,eu sou de uma direita moderada e ao ver akele programa vi k a direita tha ganho na totalidade...ora vejamis:Mario soares afirma ao principio k comexou por nacionalizar tudo e dpx viu k estava mal (ou seja virou-se para a direita),é bom lebrar k o PS nakela altura cm toda a eskerda n tha nd a ver k os modelos economicos vigentes agr...em termos europeus esta á vista de todos,a eskerda para sobreviver virou-se cmpletamente para o centro (para ser um pouco simpatico).Nao é por acaso k em frança PSF n ganhou,isto deveu-se mt ao facto de ainda n se terem renovado!!Eu sou um liberal na economia,n um neoliberal,e sou de direita pk gosta de autoridade,sou realista e pragmatico e n gosto do politicamente correcto.


De Adolfo a 21 de Maio de 2007 às 01:06
Ok,andrade deve agradar-te o meu nome(ADOLFO),mas eu sou dos "a sério",e nao me suicidei no bunker da chancelaria depois de foder a europa inteira e arredores se é que me entendes!hoje quero falar do ministro sombra da economia do PS,ANTÒNIO PEREZ METEllO,(O TOÍNO ou deus que valha)o TOÍNO,comentador da TSF,e,TVI,anda para aí hà mais de 2 anos ,em genero de ressençao,e concordancia a fazer o elogio incondicional da absurda" polìtìca econòmica"do governo.SE bem se lembram, esta politica de contençao da divida publica,e dos critérios de convergencia,foi bandeira içada e levada à pràtica pela senhora MANUELA FERREIRA lEITE,e pelo "bonança BAGAO FÉLIX",mas nessa pródiga e triste altura para a economia portuguesa "o TOÍNO"como distingue como ninguem as cores dos cartoes partidàrios pintava "GUERNICAS"e realizava EXORCISTAS,sobre os, ministérios, das finanças economia,e solieridade,fazendo a apologia da mais profunda desgraça,e dizia disparates de bardar aos caes,como aliàs continua,a dizer sò que agora na mais profunda convicçao,que este é o caminho!TOÍNO,ser economista e comentador obdece a orientaçoes deontològicas a nível de independencia,que nao se compadecem com factores de militancia e partidarismo,que confudem as pessoas ao invés das informar,sei que gostas muito do milton friedman,e das teses neo-liberais do keynes,mas os modelos que tu aprecias alem de serem "associais",cavam a mais profunda desigualdade,entre as sociedades de massas,jogando milhoes na pobreza,enquanto tu TOÍNO andas de B.M.W,e almoças no clube dos empresàrios,a cor do cartao nao intressa ,laranja,rosa,tanto faz,porque tu ja tens um modelo de economia e sociedade prédefenidas,a globalizaçao capitalista,e a sociedade exploradora de classes,talvez devesses acabar o curso como teu amigo socrates,e,começares a comentar neste blog,aqui vais encontrar gente que te entende,HERR METELLO,eu ja sabes dou-te cartao vermelho,faço-o,consciente,que denuncio mais um facho "inimigo de classe"e alertando todos "esquerda" e"direita" que tu nao serves,és uma farsa um mentiroso,até o studio e o pobre do andrade sao melhores que tu,tu és perigoso,eles andam a "blogar"na 'net'tu andas a enganar nos media.


De andrade a 18 de Maio de 2007 às 13:46
Este adolfo só sabe dizer asneiras. Ve se ficas calado!!!!!!


De Adolfo a 14 de Maio de 2007 às 23:19
Desculpem 7 de maio,confundi com o numero de inauguraçoes,feitas pelo alberto joao ,nas primeiras 2 horas de campanha,força vao ver.


De Adolfo a 14 de Maio de 2007 às 23:11
Aviso:fotografia do the studio diponivel neste blog em "artigo"sobre as eleiçoes na madeira, de 8 de maio 2007,consultem!!!


De Adolfo a 14 de Maio de 2007 às 22:55
Caros, depois de vàrios dias a reflectir e descansar a cabeça,das inverdades,das incorrecçoes,em suma das perfeitas idiotices,que o (autor deste blog)faz questao de nomear neste seu cantinho,voltei a olhar esta sanita ??ideològica??? e deparo-me pela primeira vez com algo verdadeiramente,corajoso,e de qualidade acima da média,refiro-me ao comentàrio,de cidadao com 2 dedos testa feito por nuno félix,onde se refere ao dono desta sanita como"the stupido",e chama "palha" as aturadas estiradas de palavras ficçionais,que este cruzamento de idi amin com bart simpson,inunda a sua sanita,e onde pelo simples prazer conferido pelo portugal de abril,(desculpa nuno nao foi em novembro)"concepçoes" ,de ripostar democraticamente,contra a mentira a cobardia e o puro delírio,de um "zé" que por solidao frustraçao ou mais grave por falta de formaçao,tenta por meios tacanhos arranjar esclarecimento,para suas contradiçoes e duvidas,entre aqueles que lhe respondem,pois em mim soltou-se o sorriso quando em resposta ao nuno o"zé" sentiu-se picado e pasme-se amuou,(o confronto com alguem intelectualmente mais evoluido,pôs o pobre do "zé" reduzido),quanto ao modelo democràtico da coreia do norte,deviam ter chamado o stupido para o explicar,pois tem ver com a qualidade de democracias que ele tanto se esforça por fazer alarde de modelos virtuosos,chile do pinochet,portugal salazarista,alemanha nazi,israel ocupante,e.u.a. invasores,e a àfrica do sul do apartheid.nuno desculpa um certo plágio,teve de ser(parabens),agora eu assino com o meu nome,adolfo moura borges,e quanto a ti stupido,a "palha" para ti serve para comer,nao para escrever.


De Rodrigo a 14 de Maio de 2007 às 18:53
errata: "sobranceria"


De Rodrigo a 14 de Maio de 2007 às 18:51
De facto, aquele programa raramente vale o tempo que consome, e desta vez não foi excepção. aquela direita dá pena, é totalmente incapaz de se demarcar da esquerda em algo que vá para lá de conceitos económicos, ou se quisermos da relação Estado/privado. Porque, pura e simplesmente, no que realmente conta, isto é, os valores societários, não existe direita alguma, o que existe é uma coisa que responde por esse nome mas que perfilha os valores fundamentais da esquerda. Por isso é que depois essa direita que a esquerda tolera, ou até considera, com aquela sobraceria e superioridade moral que lhe é habitual,"civilizada" ou "moderada", não consegue fazer mais que concordar no essencial. Metem dó, e aquele Adriano Moreira, coitadinho...


De Filipe a 23 de Outubro de 2011 às 02:25
Estás-te a referir ao casamento dos larilas, ao aborto e à idealização da cultura nacional ?
Isso não é necessáriamente terreno da direita. O neo-liberalismo puro (à la inglesa-americana) e objectivismo defendem isso e são ideologias de direita. O conservadorismo de direita é o que os rebate, mas também há ideologias de esquerda parecidas. A diferença esquerda-direita não faz sentido.


De Filipe a 23 de Outubro de 2011 às 02:15
"Na bancada da Esquerda faltou Bernardino Soares para explicar o modelo democrático em vigor na Coreia do Norte."

lol +10 pontos


Comentar post

Contacto

 thestudio@sapo.pt

pesquisar
 

PARTIDOS DEMOCRÁTICOS PORTUGUESES:

_______

 BLOGS

Abrupto
Anjos e Demónios
Arrastão
Atlantys

 

Biblioteca de Babel
Bichos Carpinteiros
Biodesagradaveis
Blasfémias
Blog Anti blog
Boas intenções

 

Causa Nossa
Cegos Surdos e Mudos
Cinco Dias
Confraria do Atum

 

Demokratia
Diário de uma Boa Rebelde
Do Portugal Profundo

 

Faccioso

 

Gengibre Lilás
Grande Loja do Queijo Limiano

 

Império Lusitano
Impertinências
It's a Perfect Day Elise

 

Jardim do Arraial

 

Legião Invicta
Letras com Garfos
Lusitânia 88

 

Máquina Zero

 

Nova Frente

 

Observatório da Jihad
O Carvalhadas
O Crepúsculo
O Comunista
O Fogo da Vontade
O Insurgente
O Número Primo
O Triunfo dos porcos
O Velho da Montanha

 

Pena e Espada
Pictured Words
Política Maluca
Portvgvesa
Propriedade Privada

 

SG Buiça
Soberania e Nacionalismo
Some like it hot

 

The Flying Circus
Tomar Partido 2
Trinta e um da Armada

 

Último Reduto

 

REST IN PEACE
All pigs must die
Batalha final
Blog17
Blog Anti-Anacleto
Demokratia (antigo)
Dextera Vox
Galeria dos Horrores
O Número Primo (antigo)
Semiramis
Tomar Partido
posts recentes

...

Melhor marcador do Euro 2...

Euro 2012 odds

Xadrex Comb. (1)

A um amigo que discorda (...

Aventuras do Eng. Pinóqui...

Hello Boys !!

Assim vai Portugal

Acampamento de jovens do ...

Coincidências

arquivos

Junho 2012

Junho 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Março 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

blogs SAPO
subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post